Os prediletos de Jesus

Os prediletos de Jesus
Jesus ama mais as crianças, pois delas já petencem o Reino do Céu.

sábado, 20 de fevereiro de 2010

Os 7 Dons do Espírito Santo

Para cada pecado capital existe um dom de Papai. O único cujos sete dons estavam reunidos se chama Jesus de Nazaré, nosso Mestre e Redentor.

1. Sabedoria

Esse dom nos faz reconhecer e buscar, não a sabedoria do mundo, mas a verdade que se identifica com o bem que é o próprio Papai. Por este dom, adquirimos uma união harmônica e de afinidade com Papai, produzida pelo amor, que nos enche de felicidade. Assim diz São Paulo: -Aquele que se une no Senhor, forma com ele um só espírito.(I Cor. 6,17). O Espírito sonda todas as coisas, ate mesmo as profundidades de Papai(I Cor. 2,10).

2. Entendimento

É o dom divino pelo qual aceitamos as verdades reveladas por Papai. Mesmo não compreendendo todo o mistério divino, entendemos que ali está a certeza de nossa salvação. Disse Papai, por meio do profeta Jeremias: - Eu lhes darei um coração capaz de reconhecer-me e de saber que eu sou o Senhor. Eles serão o meu povo e eu serei o seu Deus, porque se voltarão para mim de todo o coração.(Jr. 24,7) O dom do entendimento aperfeiçoa nossa faculdade de conhecer e nos permite captar as realidades divinas em profundidade, de maneira intelectual. Favorece também o compreensão das escrituras sagradas.

3. Conselho

É o dom que nos dá a luz do Espírito Santo para distinguirmos o certo do errado, o verdadeiro do falso, podendo, assim, orientar acertadamente nossa vida e a de quem nos pede um conselho. Ao repousar sobre Jesus, o Espírito Santo deu-lhe esse dom em plenitude, como havia profetizado Isaías: - Ele não julgará pelas aparências e não decidirá por aquilo que ouvir dizer, mais julgará os fracos com equidade e fará justiça aos pobres da terra...(Is. 11,3-4). É dom extremamente necessário para os jovens de hoje, que vivem numa cultura que desconhece limites. O dom do conselho é indispensável para estabelecer ações de acordo com o bem, a ética e o evangelho.

4. Fortaleza

É o dom da coragem para viver fielmente a fé no dia-a-dia e ate mesmo diante do martírio, se for preciso. Assim disse o Espírito Santo a Igreja de Esmirna: -Nada temam diante do que hão de sofrer. Por estes dias, o demônio vai alcançar alguns de vocês na prisão, para pô-los á prova. Vocês terão tribulações durante algum tempo. Sejam fieis ate a morte e eu lhes darei a coroa da vida. (Apoc. 2,10) O dom da fortaleza é dado para que o cristão não esmoreça nessa luta. Paulo incentiva Timóteo a combater o bom combate(Cf 1Tm 1,18). Ele próprio, ao sentir próximo o seu fim, não teme dizer que combateu o bom combate e guardou a fé na esperança da coroa de justiça que o senhor lhe dará em recompensa(Cf 2Tm 4,7-8). Viver bem o cotidiano e alcançar a meta final, apesar de todas as dificuldades e obstáculos, eis o fruto principal deste dom!

5. Ciência

Esta não é a ciência do mundo, mas a ciência de Papai, a verdade que é vida. Por esse dom, o Espírito Santo indica-nos o caminho a seguir na realização de nossa vocação, pois o Espírito penetra em tudo, mesmo nas profundidades de Papai. As coisas do Pai, ninguém os conhece, a não ser o Espírito de Deus.(I Cor. 2,10-11) O dom da ciência nos ajuda a discernir e a julgar corretamente sobre as coisas criadas, permitindo-nos penetra-lhes o sentido dessas coisas á luz de Papai. Assim, quem tem o dom da ciência não se afasta de Papai quando se aprofunda nos conhecimentos científicos, mas, ao contrário, percebem que as ciências falam Dele. Assim, a ciência, pelo dom do Espírito, se põe a serviço da fé.

6. Piedade

A piedade é uma virtude muito nobre, que exprime serviço e respeito. O dom da piedade nos dá o gosto de servir a Papai com amor filial. Esse serviço e respeito estende-se a nossos pais e parentes. O dom da piedade nos conduz, portanto, á experiência da filiação em relação a Papai em Jesus Cristo. Por ser o Espírito Santo, o amor do Pai e do Filho, Ele nos da o sabor das coisas de Papai. São Paulo escreveu: -Irmãos, a respeito dos dons espirituais, não quero que vocês permaneçam na ignorância. Vocês bem sabem que, quando eram pagãos, podiam ser facilmente atraídos para os ídolos mudos. Por isso, eu lhes declaro: Todo aquele que agora é conduzido pelo Espírito de Deus não pode blasfemar contra Jesus, assim como ninguém poderá dizer convictamente Jesus é o Senhor, a não ser movido pelo Espírito Santo. (ICor. 12,1-3)

7. Temor de Deus

Temor aqui não significa medo. Esse dom nos concede um amor tão grande que nosso coração se enche de respeito por Papai. Teremos, então, receio de ofender ou de desagradar o Pai. Por isso, Jesus teve sempre o cuidado de fazer em tudo a vontade de Seu Pai, como Isaías havia profetizado: -Sobre Ele repousará o Espírito do Senhor, Espírito de sabedoria e de entendimento, Espírito de prudência e de coragem, Espírito de ciência e de Temor de Deus.(Is. 11,2) Trata-se, por tanto, esse dom, de um temor filial. Implica uma docilidade ao Espírito que nos move a reverenciar a Deus como Pai e a Ele nos submetermos.

O Espírito Santo não tem somente 7 dons. Existe os dons menos importantes como por exemplo: o dom da música, da lógica, das línguas, da natureza, dos animais, da fala, do relacionamento, da teologia e muitas outras.

Todos nós temos um dom, pois Papai quer que sejamos especiais, de modo único.

Eu vivo em Papai e Papai vive em mim!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário